O que é pneumocistose?
A pneumocistose é uma infecção causada pelo fungo Pneumocystis jirovecii. É mais comum ocorrer nos pulmões, sendo raro o acometimento de outras formas, como em medula óssea, sistema nervoso central, entre outros. A maioria dos indivíduos que contraem essa doença são imunossuprimidos, principalmente pacientes com HIV/AIDS, em tratamento quimioterápico/radioterápico, ou pacientes em uso de corticoide, os quais diminuem a capacidade do corpo de lutar contra microrganismos. A pneumocistose é uma das principais infecções oportunistas em pacientes com HIV/AIDS.
Essa doença pode desenvolver como sintomas a febre, tosse, falta de ar, dor no peito, cansaço, calafrios, de modo que pode confundir com outras doenças pulmonares. O desenvolvimento da infecção pode ocorrer de forma rápida, em poucos dias, ou tardiamente após semanas. É importante avaliar as condições do paciente antes de suspeitar do diagnóstico, e fazê-lo precocemente, pelo risco de forma grave da doença.
E como se contrai a pneumocistose?
É uma doença rara em pessoas saudáveis, mas o fungo pode viver nos pulmões e vias respiratórias das mesmas sem causar sintomas, portanto, pode ser transmitido pelo ar de pessoa para pessoa.
E como se previne?
Não há vacina para pneumocistose, mas há métodos de cuidado específico para cada paciente, por isso a importância do acompanhamento com o médico profissional. Em pacientes com HIV positivo, por exemplo, é necessária a devida aderência ao tratamento com antirretrovirais, e com vigilância de exames periodicamente. Se estiver com número adequado de linfócitos CD4, e com carga viral indetectável, a chance de contrair pneumocistose é baixa. Caso paciente não esteja com exames adequados e/ou estiver em fase de AIDS, pode ser necessário o uso de antibiótico profilático para evitar contágio. Portanto, o entendimento de acompanhamento médico adequado, e de o que é pneumocistose e seus sintomas, são importantes para a prevenção da mesma.