Parasitoses Intestinais

A parasitose é qualquer doença infecciosa causada por um parasito. De uma maneira geral, o parasito é um ser vivo que vive em um hospedeiro, obtendo suas energias vitais às custas dele. As doenças parasitárias são provocadas principalmente por protozoários, helmintos, ectoparasitas, acometendo órgãos diferentes do corpo.

A parasitose  é qualquer doença infecciosa causada por um parasito. De uma maneira geral, o parasito é um ser vivo que vive em um hospedeiro, obtendo suas energias vitais às custas dele. As doenças parasitárias são provocadas principalmente por protozoários, helmintos, ectoparasitas, acometendo órgãos diferentes do corpo.

As parasitoses mais frequentes são as intestinais, mais conhecidas por serem acometidas pelos populares “vermes”. Essa classe de doenças é considerada problema de saúde pública, sendo mais frequente em periferias das cidades e em áreas rurais. A prevalência das parasitoses aumenta com inadequadas condições de higiene e de saneamento básico na comunidade. Além disso, a falta de orientação e o tipo de moradia podem influenciar no aumento de casos. Dentre as parasitoses mais comuns, há aquelas provocadas por helmintos, como a ascaridíase (lombriga), a ancilostomíase (amarelão), a enterobíase ou oxiuríase, a teníase (tênia) e a esquistossomose (xistose). Além delas, são consideradas também as doenças provocadas por protozoários, como a amebíase e a giardíase. 

Sobre a forma de transmissão, algumas dessas doenças são transmitidas pela ingestão de alimentos mal lavados ou água contaminados, como amebíase, giardíase e ascaridíase. Também, pode-se transmitir por meio de contato pelo solo que contenha alguma forma dos parasitas, como na ancilostomíase e na esquistossomose. Entre os sintomas, pode acarretar geralmente dores abdominais, diarreia, náuseas, vômitos, perda de peso, anemia, coceira anal, entre outros sintomas a depender da patologia. Muitos indivíduos podem não ter sintomas quando acometido pela parasitose. É muito importante a adoção de medidas de prevenção para evitar as doenças, como lavar bem verduras e legumes, ferver e filtrar a água, cozinhar bem os alimentos, higienizar bem as mãos antes das refeições, evitar o contato com terra, lama ou cachoeiras, e andar sempre calçado. Caso o paciente sentir um desses sintomas, pode procurar um médico para avaliação adequada, e se necessário, a realização do tratamento com antiparasitários.

Tudo sobre Parasitoses Intestinais

Pelo blog do Dr. Klinger você pode ler mais sobre infecções, tratamentos e tendências.

Consulte o especialista, agende uma consulta