Herpes genital

A herpes genital é uma patologia causada pelo herpes simplex vírus tipo 1 (HSV-1) e pelo herpes simplex vírus tipo 2 (HSV-2), sendo este último mais comum.

A herpes genital é uma patologia causada pelo herpes simplex vírus tipo 1 (HSV-1) e pelo herpes simplex vírus tipo 2 (HSV-2), sendo este último mais comum. É uma infecção sexualmente transmissível, que desencadeia vesículas e úlceras na região de mucosa e pele dos órgãos genitais masculino e feminino, associado a dor, prurido e ardência local.  A transmissão geralmente ocorre com o contato sexual genital com uma pessoa infectada pelo vírus HSV-2, mas pode acontecer pelo sexo oral de uma pessoa infectada pelo vírus HSV-1.

A maioria das pessoas são assintomáticas para o herpes genital, ou tem poucos sintomas que passam despercebidos. A infecção pode ter vários episódios de manifestações durante a vida, com períodos de recorrência. O vírus se mantém em forma inativa no organismo, até que haja uma reativação que pode ocorrer por diversos fatores desencadeantes, como estresse emocional ou físico, presença de outras infecções ativas, imunossupressão. A primeira manifestação, chamada de primoinfecção, é diferente das recorrentes. A primeira tem acometimentos mais sistêmicos e uma duração mais longa das vesículas genitais. Entre os sintomas, pode ter febre, linfonodomegalia, cefaleia e dor no corpo. Além disso, as bolhas genitais podem se romper e provocar úlceras dolorosas que podem levar até 4 semanas para se cicatrizar. Na reativação, o paciente apresenta novamente as lesões genitais associado a dor localizada com rápida resolução. O número de recorrência pode diminuir durante o tempo.

O tratamento depende do perfil do paciente e do tipo de manifestação. Em pacientes com sistema imune comprometido, como portadores de HIV, pode haver maior gravidade do quadro. Nesses casos, é necessário acompanhamento mais rigoroso com o médico responsável. Em gestantes, é fundamental o tratamento e a contraindicação de parto vaginal se infecção estiver ativa. Para prevenção, a medida mais eficaz é o uso de métodos de barreira em relações sexuais.

Tudo sobre Herpes genital

Pelo blog do Dr. Klinger você pode ler mais sobre infecções, tratamentos e tendências.

Consulte o especialista, agende uma consulta