O que é PrEP sob demanda?

A PrEP sob demanda (também chamada de PrEP intermitente ou PrEP 2-1-1) é uma forma de uso da PrEP no qual os indivíduos são orientados a tomarem o medicamento apenas quando tiverem relações sexuais, com o objetivo de se prevenir do contágio do HIV. O comprimido usado nessa forma é o mesmo daquele de uso diário, com a combinação das substâncias Tenofovir e Entricitabina.

E como é utilizada a PrEP sob demanda?

Deve ser usada no esquema 2-1-1, utilizar 4 comprimidos divididos em 3 doses, ou seja, deve-se ingerir primeiramente dois comprimidos de uma vez 2 a 24 horas antes da relação sexual. Após o sexo, o indivíduo deve tomar outra pílula 24h após a primeira dose, e tomar outro comprimido após 24 horas da segunda dose.

E para quem indicar a utilização da PrEP sob demanda?

Para homens que fazem sexo com homens (HSH), e que se exponham a risco sexual sem uso de métodos de barreira. Além disso, o indivíduo deve atender aos seguintes critérios: expressar desejo de não ingerir dosagem diária; ter relações sexuais com pouca frequência (por exemplo, menos de uma vez por semana); e que pode antecipar o sexo (ou atrasar) para permitir o uso da primeira dose pelo menos 2 horas antes da relação. É apenas contraindicado esse método em pacientes portadores de HIV, e com hepatite B crônica.

Esse método de uso da PrEP, em pesquisa recente publicada pelo jornal The Lancet, demonstrou eficácia similar ao de uso diário. Desse modo, a forma sob demanda é uma alternativa viável e eficaz como profilaxia de contágio ao vírus, com atenção somente para quem é destinado, com as devidas orientações e acompanhamento do infectologista. Por isso, é importante entender o que é PrEP sob demanda, como se usa e suas devidas indicações para a eficácia do método.