O que são vacinas bivalentes para a Covid-19?

O que são vacinas bivalentes para  a Covid-19?

A vacina bivalente para COVID recentemente teve aprovação emergencial pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para uso nacional.

Mas o que são as vacinas bivalentes?

São vacinas para COVID-19 que protegem contra a cepa original do vírus e contra subvariantes do ômicron. Os imunizantes usados anteriormente eram chamados monovalentes, os quais protegiam somente contra o vírus original que provoca a doença. As vacinas bivalentes já estão sendo usadas em países da Europa e nos Estados Unidos, e é pretendido o uso o mais rápido possível no Brasil pelo aumento de casos recente. Essas formas do imunizante estão sendo produzidas pelas empresas Pfizer e Moderna, sendo a primeira testada e aprovada pela ANVISA.

É fato que o vírus da COVID-19 mudou com o decorrer do tempo, e pode desenvolver várias versões do microrganismo original, as quais chamamos de variantes. Portanto, é importante o avanço das vacinas para que aumentem sua proteção nos indivíduos. Existem dois modelos destes imunizantes, um contendo BA.1, e o outro contendo a BA.4 e BA.5. Essa composição é importante e eficaz para proteção contra as formas de COVID que estão em maior circulação no país. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recentemente realizou uma pesquisa nos EUA em que demonstra que a aplicação de uma dose dos imunizantes bivalentes resulta em uma proteção maior para evitar casos sintomáticos em indivíduos que tomaram duas ou mais doses de vacina monovalente.

Portanto, é extremamente importante conhecer o que são vacinas bivalentes da COVID, e a compreensão da necessidade de vacinar a população, principalmente com o aumento de casos e disseminação de novas variantes. Com a aplicação dos novos imunizantes, inicialmente nos grupos prioritários, será possível com que tenha maior controle do vírus e de suas variantes.