Infecções fúngicas

Os fungos são um dos microrganismos mais presentes no nosso meio, seja disperso no ar, na água, nos alimentos, e no solo.

Os fungos são um dos microrganismos mais presentes no nosso meio, seja disperso no ar, na água, nos alimentos, e no solo. Desse modo, há diversas infecções causadas por esses seres que afetam o nosso organismo de várias maneiras, geralmente em unhas, pele, couro cabeludo e áreas mais úmidas. As infecções fúngicas, também conhecidas popularmente como micoses, podem acometer o corpo de maneira localizada ou sistêmica em seres humanos e em outros animais. A maioria delas são provocadas pelo crescimento excessivo em áreas propícias para sua sobrevivência.

As infecções fúngicas podem ser cutâneas, acometendo pele, mucosas e couro cabeludo, como as dermatofitoses, a pitiríase versicolor, a tinea corporis, por exemplo. Sobre as doenças com acometimento em mucosas, a mais conhecida é a candidíase oral (sapinho) ou genital. Há também infecções com acometimento subcutâneo, e com possibilidade de infecção mais sistêmica, como a esporotricose. Sobre as patologias fúngicas sistêmicas, há a criptococose, histoplasmose e blastomicose. Além dessas, também tem as infecções que afetam na maior parte indivíduos imunocomprometidos, como a pneumocistose e aspergilose. Em geral, como visto dentre as doenças citadas, as patologias fúngicas são muito variadas em sua gravidade, incidência e grau de acometimento na população.

Durante as últimas décadas, as infecções causadas por fungos vêm aumentando progressivamente, de modo que é considerada como um problema de saúde pública, principalmente pelas taxas de morbidade e mortalidade nas patologias sistêmicas. Portanto, é importante a adoção de medidas de prevenção de cada doença. Para isso, torna-se fundamental a cautela em pacientes imunocomprometidos, com o devido tratamento e acompanhamento médico. Além disso, de maneira geral, para evitar acometimentos fúngicos de pele e mucosas, é ideal a adoção de medidas de prevenção individuais que impeçam o crescimento fúngico, como evitar áreas corporais molhadas, preferir roupas de tecidos leves, evitar roupas apertadas, entre outras medidas. 

Tudo sobre Infecções fúngicas

Pelo blog do Dr. Klinger você pode ler mais sobre infecções, tratamentos e tendências.

Consulte o especialista, agende uma consulta