Chikungunya

A Chikungunya é uma doença infecciosa febril causada pelo vírus Chikungunya (CHIKV) transmitida pela picada das fêmeas infectadas do mosquito do gênero Aedes.

A Chikungunya é uma doença infecciosa febril causada pelo vírus Chikungunya (CHIKV) transmitida pela picada das fêmeas infectadas do mosquito do gênero Aedes. Foi identificada a doença pela primeira vez no Brasil no segundo semestre de 2014, quando foi iniciado uma importante epidemia na região da América do Sul e Central.

Essa arbovirose pode ser assintomática ou pode se manifestar em três fases: a primeira fase (febril ou aguda) tem a sintomatologia semelhante a dengue, com duração de 5 a 14 dias. Há presença súbita de febre (>38,5ºC), dor pelo corpo, dor retro-orbitária, cefaleia, náuseas e vômitos, porém a diferença com a dengue é o menor índice de gravidade e a poliartralgia (dor em várias articulações) intensa com início agudo, principalmente em mãos e pés. A dor na articulação é tão característica que o nome Chikungunya foi dado à doença pelo significado “aqueles que se dobram”, se referindo a aparência curvada dos pacientes acometidos na primeira epidemia documentada na Tanzânia em 1952.

Já a segunda e a terceira fases não se manifestam em todos os pacientes. A segunda é denominada como pós-aguda e tem um curso de até 3 meses. Já a terceira fase, chamada de crônica, ocorre caso os sintomas persistirem por mais de 3 meses após o início da doença. Em mais de 50% dos casos, a doença atinge a fase de cronicidade com persistência da artralgia. Importante ressaltar que o CHIKV pode provocar sintomas atípicos raros com manifestações no sistema nervoso, cardiovascular, rins, pele e entre outros.

O tratamento é feito com hidratação oral e analgesia para controle da dor. Em casos mais graves ou persistentes, é importante a avaliação médica de acordo com a sintomatologia do paciente. Para a prevenção, a única forma eficaz é o combate ao mosquito Aedes com eliminações de potenciais criadouros, além de medidas individuais de prevenção, com uso de repelentes.

Tudo sobre Chikungunya

Pelo blog do Dr. Klinger você pode ler mais sobre infecções, tratamentos e tendências.

Consulte o especialista, agende uma consulta