O que é PEP (Profilaxia Pós-Exposição de Risco)?
A PEP, Profilaxia Pós-Exposição de Risco, é um método de prevenção de urgência a infecção de HIV em situações de exposição de risco ao vírus. A medida consiste no uso de 3 medicações antirretrovirais (Tenofovir + Lamivudina + Dolutegravir) para reduzir o risco de adquirir a infecção durante 28 dias, e deve ser utilizada por indivíduos que não estão infectados pelo HIV.
E quais as situações que deve ser utilizada a PEP?
Em casos de situação de risco de contágio, como por exemplo, relação sexual desprotegida em indivíduos que não se conhece o histórico de ISTs (sem o uso de método de barreira ou se houver rompimento de camisinha), em caso de violência sexual, ou se houver acidente ocupacional (se perfurar com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico).
Até quando deve-se utilizar a PEP?
A PEP deve ser utilizada o mais rápido possível, de modo que se trata de emergência, pela situação de exposição ao HIV. O vírus é capaz de replicar no corpo muito rápido, com cerca de 24 a 36h após contágio, portanto, o ideal é iniciar a PEP nas primeiras duas horas após a exposição de risco, e em até 72 horas.
Por quanto tempo devo utilizar a PEP?
A profilaxia deve ser realizada por 28 dias, com acompanhamento da equipe de saúde, com realização de exames, e avaliação de abordagem medicamentosa de prevenção de outras ISTs, como hepatite.
Saiba mais…
É muito importante a devida adesão do tratamento profilático no período de tratamento para a devida eficácia, em conjunto com o acompanhamento médico. A PEP é uma alternativa de prevenção inserida no conjunto de estratégias da prevenção combinada, e está disponibilizada gratuitamente pelo Serviço Único de Saúde (SUS). Apesar da boa eficácia do método e do bom entendimento de o que é PEP, se o indivíduo o utilizar com frequência, é necessário avaliar com o infectologista outros métodos de profilaxia, como o uso da PrEP.