Quem pode usar a PrEP?

Quem pode usar a PrEP?

A PrEP, Profilaxia Pré-Exposição ao HIV, é um importante método de prevenção do contágio do vírus HIV, e está sendo cada vez mais utilizado e difundido pela população. Porém, não é recomendado o seu uso para todos as pessoas.

Então, como saber quem pode usar a PrEP?

Esse método é indicado principalmente para aquelas pessoas acima de 15 anos que tenham maior risco de exposição ao HIV, como indivíduos que tenham histórico de relação sexual anal ou vaginal nos últimos 6 meses, com um ou mais parceiros sexuais que não sabem o histórico de HIV, e sem uso de método de barreira. Além disso, têm direito ao uso de PrEP trabalhadores do sexo, gays e outros homens que fazem sexo com outros homens, pessoas trans, parceiros sorodiscordantes (quando um dos parceiros é HIV positivo), pessoas que apresentam episódios frequentes de outras ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), que fazem uso repetido de PEP (profilaxia pós exposição), indivíduos que fazem uso de drogas injetáveis, e outros marcadores de vulnerabilidade. Caso o indivíduo tenha parceiro que seja soropositivo, é importante verificar status do HIV, se está fazendo um tratamento adequado e um bom seguimento com um infectologista.

E quem não pode usar o PrEP?

Pessoas soropositivas para HIV. Portanto, é necessário a confirmação de que não há contaminação pelo vírus antes de iniciar a profilaxia.

 

Importante ressaltar que o método é seguro, pode ser usado inclusive por gestantes e lactantes.

Desse modo, se você se identifica em algum dos grupos citados, procure um profissional da saúde, para realização dos exames de rastreio de HIV para descartar contágio prévio, e discutir a necessidade do uso de PrEP. Afinal, o método é eficaz, de extrema importância, e saber quem pode usar a PrEP é um dos pilares para o combate da HIV.